Home Esportes Torcidas de times rivais de São Paulo propõem pacto de paz após...

Torcidas de times rivais de São Paulo propõem pacto de paz após tragédia com a Chapecoense e farão encontro de homenagem

1141
torcidas-organizadas-sp
Representantes das torcidas organizadas fazem ato por mais paz e fim dos confrontos entre torcedores

Um ato em solidariedade ao time da Chapecoense reunirá no domingo (11-dez) torcedores do Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Santos em frente ao estádio do Pacaembu em São Paulo na última rodada do Campeonato Brasileiro 2016. Na ocasião, as organizadas Gaviões da Fiel, Mancha Alviverde, Torcida Jovem e Independente promoveram uma reunião com o objetivo de demonstrar solidariedade. Os presidentes das torcidas procuraram a delegacia do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) para propor um pacto de paz no futebol.




Usando o slogan “mais festa e nenhuma violência no futebol”, as torcidas se comprometeram a, já a partir do Campeonato Paulista de 2017, se esforçarem para acabar com as brigas, geralmente marcadas através de redes sociais. De acordo com a delegada Elisabete Sato “Os representantes das torcidas organizadas nos procuraram por acreditarem que nós podemos ser os articuladores da conversa com o Ministério Público, com o Judiciário e com a Secretaria de Segurança e porque a delegacia de repressão aos delitos esportivos é do Departamento de Homicídios”, disse a delegada.

Ainda de acordo com a delegada, as organizadas se comprometeram a orientarem melhor seus associados, com o objetivo de coibir ações violentas. “Eles vão fazer campanhas preventivas para que não ocorra mais confrontos e se dispuseram a controlar melhor seus associados. Eu sou cética em relação a isso, mas quando eles nos procuram fazendo propostas, se comprometendo e dando contrapartidas, nós também temos que tentar dar um voto de credibilidade”, finalizou a delegada.