Home + Notícias da Página Principal Exposição fotográfica gratuita retrata “Campinas de antigamente”

Exposição fotográfica gratuita retrata “Campinas de antigamente”

960
Exposição fotográfica gratuita retrata
Público poderá conferir imagens de como a cidade era a partir anos 30

O colégio Oficina do Estudante recebe a exposição fotográfica “Campinas Antiga” que conta em imagens a história da cidade. As fotos são do grupo Campinas Antiga, criado no Facebook há 8 anos por Marina Silva Barbosa e moderada pelo empresário Renato Squarize Simões.

O fotógrafo João Polsak, que coleciona mais de 50 mil imagens antigas, conta que tem em mente os locais que já não existem. “Pra mim, eles não desapareceram, porque os guardo na lembrança. Mas, as fotos fazem com que muita gente saiba como era a Campinas do passado, a cidade que não conheceu”.


Polsak cita, como exemplo, o Theatro Municipal Carlos Gomes, que foi inaugurado em 1930 entre as ruas Treze de Maio e Costa Aguiar e demolido em 1965, durante o governo do prefeito Ruy Novaes, deixando uma lacuna no patrimônio histórico e cultural da cidade.

Por meio das fotos, o expectador também poderá ter ciência de fatos históricos, como o fato da Catedral de Campinas ter sido a motivação para a construção da Sé. Isso porque a Capital não tinha nenhuma igreja do porte da de Campinas, e os então industriais de São Paulo aportaram recursos para fazer frente ao edifício campineiro.

Existem também imagens curiosas do cotidiano de então, como a que exibe um leiteiro entregando garrafas de vidro na porta de uma casa, e bondes circulando pelas principais avenidas da cidade.

Serviço
Exposição “Campinas Antiga”
Até o dia 17 de janeiro de 2020
Data: de segunda à sexta, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 18h,
Local: Colégio Oficina do Estudante
End.: Avenida Brasil, 601 – Guanabara
Entrada gratuita