Home Artigos Visto de noivo(a) simplificado: tudo o que você precisa saber

Visto de noivo(a) simplificado: tudo o que você precisa saber

O Formulário I-129F é o requerimento inicial se você quiser que seu noivo(a) de um país estrangeiro obtenha um visto dos EUA para fins de casamento. Se aprovado, seu noivo(a) estrangeiro(a) poderá vir aos EUA com um visto K-1 – e se casar com o cidadão americano dentro de 90 dias da chegada.

Este processo permite que o casal se case nos Estados Unidos, mas saber o que é preciso para ser elegível é importante, assim como o processo necessário para obter aprovação para o visto, bem como o próximo processo a seguir assim que o requerimento for aprovado.

Elegibilidade do formulário I-129F

Um cidadão americano deve atender aos requisitos mínimos antes de poder registrar o formulário I-129F, e eles incluem:

  • O casal deve ser legalmente livre para se casar. Isso significa que todos os casamentos anteriores devem ser encerrados. Se você ou seu noivo já foram casados antes, a certidão de divórcio, decreto de anulação ou certidão de óbito do cônjuge anterior deve ser fornecida.
  • Você conheceu seu noivo(a) pessoalmente nos últimos dois anos, antes de preencher o requerimento de visto. As exceções a essa regra incluem extrema dificuldade ou onde, em algumas culturas, é impróprio que os casais se encontrem antes do casamento.
  • Você deve se casar dentro de 90 dias.

Como obter um visto K-1

Somente após confirmar que você atende aos critérios de elegibilidade, você pode prosseguir com o visto de noivo(a), também conhecido como visto K-1. Aqui está uma visão geral passo a passo de como ele funciona:

  1. Formulário de Arquivo I-129F: O Requerente que é um cidadão dos EUA tem que enviar o Formulário I-129F para o Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA, também conhecido como USCIS. Além deste formulário, o casal terá que enviar provas de que se conheceram nos últimos 2 anos por meio de fotografias, cartas, declarações de estar em um relacionamento e evidências de se conhecerem pessoalmente, por exemplo, passagens aéreas ou recibos de um hotel.
  2. Receba a aprovação do USCIS: se o USCIS aprovar seu Formulário I-129F e concluir sua análise, o caso será encaminhado para a embaixada/consulado no país de residência do seu noivo(a).
  3. Solicite o visto K-1: Seu noivo(a) preencherá o formulário DS-160 (Online Nonimmigrant Visa Application) e comparecerá a uma entrevista na embaixada ou consulado americano. Durante a entrevista, eles precisarão fornecer vários documentos importantes, incluindo:
  • Um passaporte válido
  • Aviso de aprovação do formulário I-129F
  • Provas do seu relacionamento
  • Certificado(s) de antecedentes criminais
  • Relatório de exame médico
  • Documentos de apoio financeiro
  1. Emissão de visto: Se o funcionário consular estiver satisfeito com os documentos e a entrevista, ele concederá o visto K-1 ao seu noivo(a) para que ele(a) possa viajar para os EUA.

O que fazer depois que o visto K-1 for aprovado?

Após receber o visto K-1, há ações específicas a serem tomadas:

  1. Case-se: Você tem que se casar com seu noivo(a) dentro de noventa dias após sua entrada nos Estados Unidos. Se você não se casar neste momento, seu noivo(a) ou noiva(o) deve retornar ao seu país de origem e o visto irá expirar.
  2. Ajuste de Status (Formulário I-485): Após o registro do casamento, o noivo pode enviar o Formulário I-485 para ajustar o status de noivo K-1 para residente permanente do país. Os seguintes formulários de imigração devem ser enviados com o requerimento do Formulário I-485:
    1. Formulário I-864, Declaração de Apoio. Os patrocinadores cidadãos dos EUA devem atender aos requisitos de renda mínima conforme descrito no Formulário I-864P.
    2. Formulário I-693, Relatório de Exame Médico de Imigração e Registro de Vacinação (este formulário médico deve ser enviado somente se o formulário médico anterior do noivo tiver expirado)
  1. Autorização de Trabalho: Seu cônjuge pode ter que esperar para obter o green card, mas, enquanto isso, seu cônjuge pode solicitar uma autorização de trabalho para trabalhar nos EUA preenchendo o Formulário I-765, Pedido de Autorização de Emprego. Uma vez aprovado, seu noivo receberá um Documento de Autorização de Emprego, também conhecido como Formulário I-766.

O requerimento do Formulário I-129F e a subsequente aquisição do visto K-1 estão entre as coisas cruciais que qualquer casal que queira se casar nos Estados Unidos tem que passar. Se você seguir cuidadosamente as instruções e dicas fornecidas abaixo e cumprir com os procedimentos do USCIS, você e seu noivo podem começar com sucesso sua vida juntos nos EUA