Home Artigos Champions League da Ásia começa com tudo; entenda o regulamento

Champions League da Ásia começa com tudo; entenda o regulamento

Entenda o formato da Champions League da Ásia; veja craques que disputam a competição

Foto: Janosch Diggelmann | Unsplash
Com muito investimento, a Champions League da Ásia 2024/25 começou e promete dar o que falar, com uma disputa em alto nível. Um dos atrativos é que a competição conta com diversos atletas de peso.
.
Vale destacar que o campeonato deve ganhar destaque em operadores como Onabet Apostas e no futebol mundial, justamente pelos nomes que tem nas equipes.
.
Além disso, para a temporada atual, o regulamento foi modificado, com a promessa de trazer mais emoção para a disputa.
.
Formato de disputa da Champions League da Ásia
São 24 equipes na disputa, divididos em duas ligas com 12 times cada. Dessa forma, o continente foi separado no leste e oeste, formando dois grupos.

No Oeste, a divisão é a seguinte:

  • Três clubes do Catar e Arábia Saudita;
  • Dois clubes dos Emirados Árabes e do Irã;
  • Um do Uzbequistão e do Iraque.

Já no Leste, a divisão é:

  • Três clubes do Japão, China e da Coreia do Sul;
  • Uma equipe da Tailândia, Austrália e Malásia.

Cada clube fará oito duelos. Após isso, os oito melhores de cada lado avançam para as oitavas de finais, disputadas em dois jogos e com confrontos dentro da própria chave.

Quem levar a melhor avança para as quartas de finais, onde será feito um sorteio para definir o chaveamento. As quartas, semifinais e final são disputadas em jogos únicos, todos na Arábia Saudita, entre 25 de abril e 4 de maio de 2025.

O campeão ficará com a premiação de US$ 12 milhões (em torno de R$ 59 milhões), além de garantir vaga no Intercontinental de Clubes e também no Super Mundial de Clubes da FIFA.

Os principais destaques da competição
A Champions League da Ásia reúne diversos craques atualmente, espalhados por diversas equipes. Um dos elencos mais famosos é o do Al-Hilal, comando por Jorge Jesus, mas que conta com jogadores como Neymar, que se recupera de lesão e deve ficar apto para a reta final.

João Cancelo, Sergej Milinković-Savić, Rúben Neves, Koulibaly, Aleksandar Mitrovic e Malcom são outros destaques da equipe. Também da Arábia, o Al-Ahli tem nomes como Roger Ibañez, Roberto Firmino e Mahrez.

Fechando as três equipes do país, o Al-Nassr, de Cristiano Ronaldo, maior estrela da competição, também tem nomes como Sadio Mané, Anderson Talisca, Bento e Aymeric Laporte como destaques no elenco.

Porém, não são apenas os clubes sauditas que prometem. O Al-Saad, de Róger Guedes, Al-Rayyan e Al-Gharafa, todos do Catar, também prometem brigar pela conquista. Vale destacar que o último citado contratou Joselu, ex-Real Madrid.

Comandado por Hernán Crespo, ex-treinador do São Paulo, o Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos, é o atual campeão da competição e promete mais uma vez brigar pela conquista.

Vale destacar que o Al-Hilal é o maior vencedor da competição com quatro títulos, além de contar com cinco vices. Em seguida, vem o Pohang Steelers, da Coreia do Sul, e o Urawa Red Diamonds, do Japão, ambos com três títulos e um vice.