De acordo com sites especializados em apostas de eSports, como o Strafe, tem havido um interesse recorrente em um determinado grupo de esportes eletrônicos nesses primeiros meses de 2024.
O interesse dos jogadores têm variado entre gêneros esportivos de lutas corpo a corpo, tiro tático, construção de mundos e futebol de campo.
São tantas opções que não é difícil entender o porquê de, também segundo pesquisas, 50% dos gamers no Brasil serem adeptos de eSports.
Então, se você também quer se divertir de forma igual, continue lendo este artigo e confira os esportes eletrônicos mais populares desse ano!
League of Legends
Com mais de 150 milhões de jogadores registrados em todo o mundo, League of Legends (LoL) continua a ser um dos eSports online mais jogados em todo o mundo em 2024.
As transmissões de conteúdo de League of Legends no Twitch acumulam milhões de horas de visualização e o esporte eletrônico ainda mantém uma base de jogadores engajados, com milhões de usuários ativos no planeta.
O poder do jogo, baseado em lutas corpo a corpo, é grande no que diz respeito a atrair o público, pois desde o lançamento, em 27 de outubro de 2009, a versão móvel do Wild Rift provou ser extremamente popular, ultrapassando 55 milhões de downloads.
Hoje, a liga atrai jogadores de todas as idades, com predominância de players do sexo masculino, que dominam a base de jogadores do LoL representando 87% dos usuários totais.
Counter Strike
Mesmo tendo sido lançado no século passado, em 1999, Counter-Strike (CS) continua a ser, no mundo, uma mais populares franquias de vídeo FPS (First Person Shooter ou Tiro em Primeira Pessoa).
O eSport conta com cerca de um milhão de jogadores diários, e, entre os motivos para o CS manter intacta sua popularidade por tantos anos e ainda em 2024, estão a sua forte comunidade de jogadores; a sua jogabilidade direta e intuitiva; os seus famosos eventos e competições; o ecossistema vivo que oferece nos jogos e as constantes atualizações e pontuações justas que disponibiliza aos gamers.
Valorant
Quem está um pouco por dentro que seja do mundo dos esportes eletrônicos, já deve ter ouvido falar na “rixa” que existe entre o CS e o Valorant.
Parece mesmo que existe uma certa “competição” entre qual dos dois é mais popular, só que, em 2024, pelo menos de acordo com o site eSports Charts, que divulga estatísticas atualizadas em tempo real dos mais populares eSports do mundo, o Valorant continua no Top 5 junto com o seu principal rival, o Counter-Strike.
Mesmo com o lançamento de uma nova versão do CS2 em 2023, que trouxe muito hype e impulsionou a atividade do projeto da Valve, o Valorant segue firme no Top 5, com a popularidade destes dois grandes jogos de atiradores a nível mundial não tendo mudando muito ao longo dos anos.
No geral, Valorant já acumula cerca de 100 milhões de horas de visualização, mais que o CS. O número de eventos, a qualidade e os prêmios têm aumentado significativamente e, para este ano, a Riot Games planeja ainda mais eventos, o que sem dúvida deverá ter um impacto positivo na popularidade do esporte eletrônico.
Tom Clancy’s Rainbow Six Siege
O jogo de tiro tático Tom Clancy’s Rainbow Six Siege, publicado pela Ubisoft, atingiu mais de 60 mil jogadores simultâneos no Steam em 2024 e o quarto lugar no Top 5 dos eSports mais populares de 2024 no eSports Charts.
O título até teve um lançamento problemático em 1º de dezembro de 2015, porém depois de um tempo, melhorou de forma drástica e, atualmente, conta com uma comunidade gigante de jogadores dividida em várias plataformas.
Assim, apesar de ser um jogo com quase dez anos nas costas, continua recebendo total suporte da Ubisoft com atualizações de conteúdo e muito interesse de gamers no mundo todo que gostam de esportes eletrônicos para se divertir.
Minecraft
Com mais de 166 milhões de jogadores ativos mensais, em 2024 o Minecraft mantém a sua reputação de ser um dos esportes eletrônicos mais populares e jogados do mundo, na quinta colocação da lista.
Desde o seu lançamento, o título tem sido amado por jogadores de todo o planeta e gerado milhões em receitas para os seus desenvolvedores. Esse ano, possui mais de 160 milhões de usuários ativos mensais, com uma receita adquirida de 2,5 bilhões de dólares.
A base de usuários do Minecraft consiste em 54% de homens e 32% de mulheres, com jogadores de 15 a 21 anos representando 43% dos jogadores do eSport.