Home Artigos Jogadores brasileiros que foram parar na MLS

Jogadores brasileiros que foram parar na MLS

Jogadores brasileiros que foram parar na MLS

Jogadores brasileiros que foram parar na MLSOs Estados Unidos vêm tentando já há algumas décadas emplacar o futebol (ou o Soccer, como eles chamam) como um de seus principais esportes. Esse investimento vem se tornando ainda maior nos últimos anos, com a contratação de grandes jogadores que fizeram sucesso na Europa ou em outras ligas. E foi pensando nisso que separamos para você uma lista de jogadores brasileiros que foram parar na MLS.

A MLS, também conhecida como Major League Soccer, é a liga nacional de futebol dos Estados Unidos. Acontece que ela não funciona como a grande maioria das competições nacionais principais, a exemplo do Campeonato Brasileiro, Premier League, Bundesliga, La Liga e por aí vai. 

Na verdade, a MLS funciona como uma franquia – ou seja, cada time tem vaga garantida na competição ano após ano. Isso a difere do Campeonato Brasileiro e demais citados anteriormente, por exemplo, pelo fato de que quando o ano acabar, você não terá times sendo rebaixados para a segunda divisão.

Esse é um esquema bastante comum nos esportes dos Estados Unidos como um todo, e não apenas no futebol. A NBA, por exemplo, a maior liga de basquetebol do mundo, também funciona nesse sistema – em que não há promoção e rebaixamento ao término do ano. Isso acaba por ter seus pontos positivos e negativos.

De toda forma, com todas essas características e investimento ferrenho por parte de empresários e donos dos clubes, a MLS vem crescendo – ano após ano. E já que estamos falando de futebol, não dá para falar desse esporte sem contar com a presença de alguns jogadores brasileiros, não é mesmo?

Dito isso, confira alguns dos jogadores brasileiros que foram parar na MLS:

Douglas Costa – Los Angeles Galaxy

Revelado pelo Grêmio, Douglas Costa foi tido como um dos jogadores brasileiros mais promissores de sua geração – e por um certo tempo isso realmente se concretizou. Na década de 2010, ele atuou em clubes como Shakhtar Donetsk, Bayern de Munique e Juventus e realmente se destacou em todas essas equipes – além da Seleção Brasileira.

Então imaginem a surpresa quando, em 2021, foi anunciado que ele estaria se juntando ao elenco do Grêmio. “Um jogador com a qualidade técnica de Douglas Costa caberia muito bem no futebol brasileiro”. Todo mundo imaginava isso na época – mas, por fim, as expectativas acabaram não sendo cumpridas.

Com a camisa do Grêmio, Douglas Costa se envolveu em uma série de polêmicas. Culminou que esteve em um dos piores anos do Tricolor Gaúcho em décadas, quando o clube acabou sendo rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. Por fim, saiu depois de 28 jogos pelo clube – e foi parar onde? Na MLS.

Douglas Costa foi contratado pelo Los Angeles Galaxy em 2022 e, desde então, vem sendo um jogador importante para o clube dos Estados Unidos. Por lá, disputou 29 partidas, marcou quatro gols e distribuiu uma assistência. Frequentou alguns jogos da NBA também, aproveitou para turistar pela Terra do Tio Sam e parece estar bem estabelecido no futebol norte-americano, sem a pinta de que irá voltar tão cedo – seja para Porto Alegre ou qualquer outra capital do Brasil.

Brenner – FC Cincinnati 

Em 2020, o São Paulo esteve por menos de um triz para se tornar campeão do Campeonato Brasileiro depois de uma seca de mais de uma década. O time chegou a liderar a competição por diversas rodadas, mas acabou tropeçando várias vezes e não conseguiu se recuperar. No entanto, se teve um jogador que se destacou naquela época foi o jovem atacante Brenner.

Formado nas categorias de base do São Paulo, Brenner já havia tido outras oportunidades pelo Tricolor Paulista. Subiu para a equipe principal em 2018 e atuou pelo clube até meados de 2019, quando acabou sendo emprestado ao Fluminense. No Rio de Janeiro, no entanto, foi pouco utilizado.

Isso fez com que Brenner voltasse ao São Paulo em 2020. Naquele ano, ele foi um dos principais artilheiros do Tricolor Paulista e marcou gols importantes em diversas oportunidades. Foram 22 gols em 44 jogos ao todo, além de 4 assistências. Por fim, acabou chamando a atenção do futebol dos Estados Unidos.

Em 2021, Brenner se tornou um dos jogadores brasileiros que foram parar na MLS. Ele foi contratado pelo FC Cincinnati e se encontra lá desde então, sendo um dos principais nomes da equipe norte-americana. Já tem mais de 60 jogos pelo clube e, no ano passado, por exemplo, marcou 18 gols em 31 partidas – números excelentes.

Bressan – FC Dallas 

Formado nas categorias de base do Juventude e com boas passagens pelo Grêmio na década passada, o zagueiro Bressan também é um dos jogadores brasileiros que foram parar na MLS. Ao contrário dos nomes citados anteriormente, no entanto, ele não se encontra mais no futebol dos Estados Unidos.

Bressan se destacou no futebol brasileiro e chamou a atenção justamente com a camisa do Grêmio. Ele fez os seus últimos anos de base no Tricolor Gaúcho e, em 2013, acabou subindo para a equipe principal e, de quebra, conquistou a titularidade de um dos principais times do Rio Grande do Sul e do Brasil.

Com a camisa do Grêmio, foram mais de 100 jogos em seis temporadas fracionadas – entre idas e vindas. Foi então que, em 2019, depois de mais uma temporada no Tricolor Gaúcho, Bressan acabou sendo comprado pelo FC Dallas, um time relativamente tradicional na liga de futebol norte-americana.

Bressan ficou três temporadas no FC Dallas: 2019, 2020 e 2021. Nesse meio tempo, disputou mais de 60 jogos pelo clube, com uma média de 20 partidas por temporada. Posteriormente, no entanto, acabou indo jogar no Avaí (de Santa Catarina) e, mais recentemente, no futebol chinês.

Ilsinho – Philadelphia Union

Revelado pelo Palmeiras, Ilsinho foi um daqueles jogadores que saiu cedo demais do Brasil após algumas boas temporadas no futebol brasileiro. Ele se destacou mesmo com a camisa do São Paulo, em duas passagens vitoriosas pelo clube. No entanto, na Europa, também foi bem atuando pelo Shakhtar Donetsk.

Em 2016, no entanto, Ilsinho acabou sendo comprado pelo Philadelphia Union e se tornou um dos jogadores brasileiros que foram parar na MLS. Acontece que ele construiu um verdadeiro legado junto ao clube dos Estados Unidos e fez ótimas temporadas atuando na liga norte-americana.

Ilsinho ficou de 2016 á 2021 no Philadelphia, que foi o último clube de sua carreira antes de se aposentar.