O cartão de crédito causa opiniões divergentes. Algumas pessoas apreciam esse tipo de pagamento principalmente pela possibilidade de parcelar um gasto. Outras, porém, consideram um meio fácil de se endividar.
Essas concepções completam a imagem de um modelo de pagamento muito popular no Brasil. O que muitos não sabem é que essa modalidade também pode se tornar uma fonte de renda.
Neste artigo, você entenderá como é possível ganhar dinheiro com o cartão de crédito.
Qual a definição de um cartão de crédito?
O cartão de crédito é um meio de pagamento que conta com um limite de transação pré-definido. O consumidor acumula os gastos na fatura que apresenta um dia de vencimento, isto é, uma data para que seja paga.
Nesse modelo, o indivíduo ainda consegue parcelar uma compra, facilitando assim a aquisição de um bem mais caro ou que supere o valor disponível no saldo no momento.
Formas de ganhar dinheiro com o cartão de crédito
O cartão não deve mais ser somente atrelado à ideia de “dinheiro saindo da conta”. Atualmente, existem meios de lucrar com ele! Confira a lista abaixo:
Cashback
Uma das principais maneiras de adquirir dinheiro é com o recurso de cashback, que se traduz para “dinheiro de volta”. A proposta é que uma porcentagem do valor gasto em uma compra retorne ao bolso do consumidor.
Esse reembolso é definido e indicado pela empresa no momento de aquisição de um produto ou serviço. São também apresentadas as características do benefício, como o destino desse percentual.
Algumas marcas, na hora da devolução, não delimitam como o dinheiro deve ser utilizado, então o cliente pode optar em sacar, transferir ou usar como desconto em outra fatura. Outras companhias, entretanto, definem a maneira de utilizar a recompensa. Essa informação deve estar em evidência para o consumidor.
Existem plataformas que atuam como intermediários do benefício, como Méliuz e PicPay. Em uma lógica diferente, várias companhias decidiram investir nos seus próprios sistemas de cashback. Os casos mais famosos são da lojas Americanas e Magazine Luiza.
Programa de milhas
Quem não se assusta com os atuais preços das passagens aéreas? A pessoa que deseja viajar precisa investir no bilhete ou encontrar descontos para arcar com o custo. Outro jeito de pagar menos, e assim aproveitar um benefício do cartão de crédito, é se cadastrar em programas de milhas!
A quantia gasta com o cartão se converte em pontos que podem abater um valor ou ser trocados por passagens. Além de gerar economia na compra, a opção de milhagem também oferece a alternativa de negociar essa pontuação.
O cliente pode comprar e vender milhas! Essa é uma possibilidade real de ganhar algum dinheiro, basta acompanhar o mercado e ver as tendências.
Seguro de Proteção de preço
Um recurso interessante, mas ainda desconhecido por uma parte da população, é o Seguro de Proteção de preço. Após uma compra com o cartão de crédito, se o consumidor encontrar o produto adquirido por um valor menor dentro do prazo de 30 dias, ele tem o direito de pedir o reembolso da diferença.
O serviço pode variar de acordo com o banco do cartão, por isso é válido consultar as condições atreladas a sua conta. A bandeira Visa, por exemplo, detalha quem pode aproveitar o benefício e o que torna a solicitação elegível.
Importância do uso consciente
Ao tratar de dinheiro, a conduta do consumidor deve sempre ser pautada na prudência. As potencialidades do cartão de crédito se expandem com sua popularidade, o que pode representar também um risco à saúde financeira.
Administrar as movimentações de dinheiro na conta, organizando e entendendo a prioridade dos gastos, é um passo importante para equilibrar o orçamento. Além disso, conhecer as vantagens incluídas nos planos de cartão de crédito pode ser uma boa alternativa para ampliar a renda.
Qual forma de ganhar dinheiro com o cartão de crédito mais te impressionou? Compartilhe!