Home Artigos 6 Carros com boa suspensão para puxar reboques

6 Carros com boa suspensão para puxar reboques

6 Carros com boa suspensão para puxar reboques

6 Carros com boa suspensão para puxar reboquesMuitos motoristas utilizam o reboque para transportar bagagens que não cabem em seus veículos. No entanto, é importante saber que o uso dele  não é permitido em todos os automóveis e que existem regulamentações a serem seguidas.

Apesar de não ser proibido utilizá-lo, é necessário seguir padrões específicos para ter um. As informações a seguir podem te ajudar a entender melhor as leis sobre o uso de reboques e suas regras.

Regras da utilização do reboque de carro

A primeira etapa para quem deseja utilizar um reboque em seu automóvel é se informar sobre a legislação relacionada ao equipamento.

Seguir regras de utilização pode ajudar a garantir uma condução segura e evitar problemas comuns associados ao uso inadequado dele.

Sempre siga as leis de trânsito locais em relação ao uso de reboques e condução de veículos. Dentre elas, algumas regras para a utilização são:

  1. Capacidade: Antes de utilizar um reboque de carro, é importante certificar-se de que a capacidade do seu veículo seja suficiente para o peso da carga que você está transportando;
  2. Conexão: Verifique se o engate está firmemente fixado e se todas as conexões de segurança estão corretamente conectadas. Observe se as luzes de freio, luzes de seta e luzes de ré estão funcionando;
  3. Condução: Dirija com mais cuidado e atenção, pois o peso adicional pode afetar a estabilidade e a manobrabilidade do veículo. Dirija mais devagar e evite manobras bruscas;
  4. Sinalização: Ao dirigir , olhe se a placa de sinalização está visível e legível, conforme as normas de trânsito do seu país e se estará iluminada à noite;
  5. Carga: Analise está bem distribuída e fixa de forma segura  e que ela não ultrapasse a capacidade de peso. Ela deve estar bem equilibrada para evitar problemas de estabilidade e manobra;
  6. Estacionamento: Verifique se o veículo está estacionado em uma área plana e segura. Use os freios para ajudar a manter o veículo estacionado com segurança.
  7. Manutenção: Teste os pneus, freios, iluminação e conexões elétricas e de segurança regularmente.

5 Carros com boa suspensão para reboque

Antes de acoplar um reboque em um veículo, é importante verificar se o mesmo possui um engate que esteja dentro das especificações necessárias. 

Caso contrário, colocá-lo  pode ser considerado uma grave infração. Vale ressaltar que nem todos os modelos de carro estão aptos para receber um reboque. 

Alguns exemplos que possuem certificação para o uso entre os automóveis de passeio são:

  • Renault Sandero;
  • Jeep Compass;
  • Hyundai HB20;
  • Volkswagen T-Cross;
  • Toyota Corolla (de 2020 para frente);

Documentos precisos para ter um reboque 

Os documentos necessários para ter um reboque variam de acordo com o país e a legislação local. No entanto, aqui estão alguns dos documentos que geralmente são necessários para registrar um:

  1. Documento de propriedade;
  2. Identidade: (Isso pode ser um passaporte, carteira de motorista ou outro documento aceitável);
  3. Comprovante de seguro;
  4. Comprovante de inspeção;
  5. Placa de identificação;
  6. CNH categoria B (3.500kg de peso bruto total)
  7. CNH categoria C (a partir de 6.000kg)

Equipamentos obrigatórios 

O engate de reboque é o dispositivo que se conecta ao veículo. Ele deve estar em conformidade com as especificações do fabricante. 

Ele também necessita estar conectado ao sistema elétrico do automóvel para que as luzes possam ser sincronizadas.

Em alguns países, é obrigatório ter espelhos retrovisores extras que permitam ao motorista ver a estrada atrás dele.

Dependendo do tamanho e  peso, é preciso ter incluído um sistema de freio , que demonstre tempo hábil e evite acidentes.

É importante verificar as leis e regulamentações para garantir que você esteja equipado com todos os itens obrigatórios. 

Tiramos suas dúvidas? E aí qual modelo de carro parece mais vantajoso para você?