Home Artigos Ensino Superior: FIES prazos para inscrição no programa de financiamento estudantil

Ensino Superior: FIES prazos para inscrição no programa de financiamento estudantil

Ensino Superior: FIES prazos para inscrição no programa de financiamento estudantil

Ensino Superior: FIES prazos para inscrição no programa de financiamento estudantilUma das maiores ferramentas que garante acesso ao ensino superior, principalmente para jovens que não possuem condições financeiras e socioeconômicas favoráveis, é o FIES, um sistema de financiamento do governo destinado à universidades particulares.

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior é imprescindível para grande parte da população, visto que as faculdades e instituições de ensino particular possuem mensalidades com valor relativamente alto, sobretudo em cursos como medicina.

Há instituições particulares de ensino de medicina onde a mensalidade chega à casa dos dez mil reais mensais, apenas para realização da matrícula.

Acima do julgamento de moral, este valor é inacessível para a maior parte da sociedade brasileira, que recorre ao FIES para poder ter chances de ingressar nesse tipo de universidade, de acordo com o valor mensal cobrado.

Muitos pensam que os desafios na universidade vão começar na reta final do curso, como por exemplo em casos de elaboração de um resumo de TCC segundo a ABNT, ou no desenvolvimento de um resumo de monografia, por exemplo.

Contudo, é possível verificar que os jovens enfrentam desafios e obstáculos burocráticos desde o início de sua trajetória no ensino superior, como é o caso do FIES, do SISU e de diversos outros sistemas instaurados pelo governo.

Neste ano, o FIES estendeu seus prazos de inscrição para o programa de financiamento que seria finalizado no dia 11/03, sendo prorrogado até o dia 15/03 devido à inconsistências no sistema digital de inscrição.

Pensando um pouco mais neste quadro e, no fato de que o FIES é reaberto em uma frequência semestral, vamos compreender um pouco mais sobre este sistema de financiamento e como ele foi idealizado.

O que é o FIES e quando este sistema surgiu?

Há várias décadas, estudiosos, especialistas e autoridades governamentais pensam em um modelo de financiamento para possibilitar o acesso da população à educação privada, especialmente no ensino superior.

Como vimos, diversas instituições de ensino possuem taxas de mensalidade exorbitantes, que podem ser pagas por uma pequeníssima parcela da população brasileira.

Desta forma, o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior foi idealizado pelo Ministério da Educação no ano de 1999, visando possibilitar o ingresso de novos alunos ao ensino superior.

É importante ressaltar que, para se qualificar ao FIES, é necessário que o aluno em questão atenda aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Cultura, como crivo para usuários do FIES.

Ou seja, além do papel social importantíssimo do FIES, ele é uma ferramenta que possibilita o aumento do corpo científico do país e também o número de profissionais qualificados no mercado de trabalho, trazendo retornos econômicos e tecnológicos para o país.

Logo, o FIES possibilita que diversos alunos ingressem na universidade e, consequentemente, tenham que fazer o resumo do seu TCC, contribuindo com o número de artigos produzidos no país.

De maneira simplificada, é possível dizer que, juntamente com o SISU e o sistema de cotas, o FIES também é responsável por colocar mais cientistas dentro das faculdades do país.

Quais são os maiores desafios para os universitários?

Ensino Superior: FIES prazos para inscrição no programa de financiamento estudantilMuitos alunos do corpo universitário passam por diversos desafios, principalmente fora de sala de aula, através de situações extracurriculares.

Diversos alunos precisam trabalhar enquanto realizam a graduação, para conseguir pagar suas contas, o que torna os quatro anos de estudo significativamente mais difíceis.

Ainda, existem várias requisições e obrigações que o aluno deve cumprir para se formar, além de obter êxito nas disciplinas, como escrever um TCC, participar de órgãos estudantis, desenvolver projetos de extensão e ingressar em um estágio.

Portanto, habilidades como a formatação de textos, a capacidade de encontrar as palavras para iniciar sua tese através de uma boa justificativa também são necessárias, além do estudo, da pesquisa e dedicação acadêmica.

É necessário, também, que o TCC do aluno ou o trabalho mostrem uma introdução, corpo e conclusão de maneira que o trabalho seja coeso e faça sentido para os avaliadores.

Todos estes fatores fazem com que os anos de faculdade possam ser extremamente complicados para alguns estudantes, sobretudo os anos finais, onde a necessidade do estágio e do TCC é iminente.

A graduação e o ingresso no mercado de trabalho

Ensino Superior: FIES prazos para inscrição no programa de financiamento estudantilApesar de todas as dificuldades trazidas ao longo deste artigo, todos estes fatores são responsáveis pela formação de um profissional exemplar e extremamente capacitado em sua área de atuação.

Experiências como apresentações, provas, congressos, estágio e o TCC são indispensáveis para qualquer profissional que deseja se tornar qualificado e realizar um serviço de ponta em sua função.

Logo, o enriquecimento curricular através destas atividades e experiências é responsável pela possibilidade de empregos mais estáveis e mais bem remunerados.

Por fim, novamente é importante ressaltar a importância do FIES ao aumentar o corpo estudantil do país, fazendo com que cada vez mais cientistas atuem em território nacional e também contribuindo para a qualificação do profissional brasileiro.