Home Artigos 5 tecnologias que vão mudar o mundo em um futuro próximo

5 tecnologias que vão mudar o mundo em um futuro próximo

5 tecnologias que vão mudar o mundo em um futuro próximo

5 tecnologias que vão mudar o mundo em um futuro próximoAs discussões e debates em torno da tecnologia que vai mudar o mundo ganham cada vez mais força entre especialistas e curiosos. A ideia de identificar tendências revolucionárias em um momento de indefinição do futuro da humanidade, assolada por uma pandemia, é também muito convidativa.

Para alguns, diagnosticar os novos elementos em torno da tecnologia é um exercício infindável. O surgimento de novas plataformas e possibilidades torna, de fato, uma tarefa complicada, mas também muito prazerosa. Especialistas afirmam que o que estamos vivendo é uma espécie de “quarta revolução industrial”.

Mas o que torna a quarta revolução industrial tão diferente das revoluções industriais anteriores? Sem dúvida, é a convergência e a interação entre várias tendências tecnológicas ao mesmo tempo. E que têm e terão um impacto significativo em nossas vidas com o passar dos anos.

Abaixo, listamos 5 tendências!

Tendência 1: computação ubíqua ou pervasiva
Atualmente, os computadores estão à nossa volta: nos celulares, relógios, carros e também nos eletrodomésticos. À medida que o poder de processamento aumentou e o tamanho dos microchips de computador diminuiu, rapidamente nos acostumamos a computadores e dispositivos cada vez menores, mais leves, mais poderosos e mais onipresentes.

Olhando para o futuro, provavelmente o próximo grande salto no poder de computação virá dos computadores quânticos – computadores que são tão rápidos e poderosos que poderiam ser usados para concluir tarefas novas e anteriormente impossíveis que os computadores tradicionais não são capazes de realizar.

Tendência 2: Nanotecnologia
A nanotecnologia, que é a ciência de controlar a matéria em pequena escala, no nível atômico e molecular, já nos deu alguns avanços incríveis, desde minúsculos chips de computador, telas de smartphones e baterias de lítio. Olhando para o futuro, essa tendência pode trazer grandes avanços nas baterias de carros elétricos, tornar a energia solar mais acessível e trazer outros avanços que tornarão o mundo um lugar ambientalmente melhor e menos poluidor.

Tendência 3: Edição de genes e biologia sintética
A edição de genes pode ter vantagens particulares quando genes “ruins” são detectados – genes que podem colocar em risco a saúde de um organismo, por exemplo. Graças à nova tecnologia de edição de genes, essas características prejudiciais podem, em teoria, ser alteradas. Dessa forma, a edição de genes pode significar um passo importante na luta contra doenças em diversas espécies.

Enquanto as ferramentas de edição de genes podem ser usadas para fazer pequenas alterações no DNA, a biologia sintética pode envolver a formulação de cadeias de DNA e a inserção delas em um organismo. Como resultado, o organismo pode se comportar de maneira diferente ou ter habilidades inteiramente novas.

Tendência 4: Realidade Estendida (XR)
XR é um termo abrangente que representa o espectro de tecnologias imersivas: realidade virtual, realidade aumentada e realidade mista. O XR era conhecido principalmente por jogos imersivos, mas hoje em dia é implantado em uma ampla variedade de setores, onde está sendo usado para criar experiências mais imersivas e personalizadas para clientes e funcionários.

Por exemplo: os clientes agora podem experimentar produtos virtualmente – como colocar digitalmente um novo sofá em sua sala de estar para ver como fica. Essa é uma tendência que deve aumentar no futuro, borrando ainda mais os limites entre o mundo real e o digital. As empresas devem, portanto, começar a considerar como acomodar isso e criar experiências imersivas para seus clientes e funcionários.

Tendência 5: Internet das Coisas
A Internet das Coisas (IoT) já é uma realidade e que aparece em dispositivos como smart TVs e smartwatches. A IoT refere-se ao número crescente de dispositivos e objetos inteligentes e conectados que são capazes de coletar e transmitir dados simultaneamente, trabalhando em comunhão e rapidez.

No futuro, tudo o que puder ser conectado, será. Não apenas em termos de dispositivos e produtos, mas também os espaços em que vivemos e trabalhamos. De fábricas e escritórios inteligentes e conectados a cidades inteligentes inteiras, os espaços ao nosso redor estarão cada vez mais equipados com a capacidade de monitorar o que está acontecendo e agir de acordo com a necessidade.