Home Artigos Quando um jogo pode ser considerado eSports?

Quando um jogo pode ser considerado eSports?

Quando um jogo pode ser considerado eSports?

Quando um jogo pode ser considerado eSports?Quando se fala sobre eSports, automaticamente se refere a torneios de games profissionais, em que seus competidores recebem por sua participação nas competições. As competições acontecem em plataformas digitais: console, Pc, mobile; e não qualquer tipo de game.
.
Os eSports atualmente só são considerados como modalidade de competição quando envolvem a disputa entre duas ou mais pessoas, sejam em disputas individuais ou equipe contra equipe, em partidas que podem tanto acontecer presencialmente, com os atletas em um mesmo local físico ou online (com cada equipe em um local geográfico diferente ou até mesmo cada competidor de uma equipe em um local).
.
Além disso, só pode ser considerada eSports a modalidade se executada em partidas sincrônicas, ou seja, que são disputadas pelos mesmos competidores ao mesmo tempo, um contra o outro. Há no mercado diversos formatos de games e, ao contrário do esporte tradicional, os esportes eletrônicos possuem uma característica de mutabilidade muito grande, inerente à sua natureza. Caso queira, aprenda mais detalhes neste site e com isso entrar de vez no mundo dos games que atrai ano a no milhares de novos jogadores e alavancando as competições mundo afora. 
.
Este é um ponto crucial já que apenas com o constante crescimento da audiência é que os eSports chegaram ao patamar em que estão hoje. Se um jogo apresenta todas as possibilidades competitivas, profissionais, valor de investimento, mas não está preparado para que a audiência acompanhe o game, ele precisa evoluir para se encaixar como Esporte Eletrônico.
.
Com isso há games que são jogados por turnos (um jogador tem sua vez de fazer a jogada enquanto outro espera, assim como no Xadrez), as disputas diretas (chamadas de RT ou Real Time, em que não há turnos e enquanto um competidor está agindo o adversário também está) e há os jogos assíncronos, em que um competidor faz seu jogo completo e o adversário só poderá jogar quando o primeiro tiver terminado, isso acontece também nas maiores competições de eSports que tem as maiores premiações.
.
Existem jogos e competições em que as disputas acontecem por tempo (um competidor ou equipe faz todo o jogo no menor tempo possível e depois o adversário tenta bater esse tempo. A disputa não acontece concorrentemente).
.
Existem também jogos em que um competidor luta contra a equipe adversária, mas em uma versão com os mesmos recursos que o adversário teria, mas controlada pelo computador.
.
Atualmente a CBeS (Confederação Brasileira de eSports) considera que as categorias assíncronas não são exatamente consideradas eSports, apesar de serem competições profissionais. No entanto, dentre os dois tipos de competição assíncrona, a por tempo se aproxima mais da modalidade de Esportes Eletrônicos.