Home Artigos De ‘Schumacher’ ao poker: os 5 melhores documentários de esportes da Netflix

De ‘Schumacher’ ao poker: os 5 melhores documentários de esportes da Netflix

os 5 melhores documentários de esportes da Netflix

A popularidade de serviços de streaming como a Netflix tem contribuído para a crescente publicação de novos conteúdos de nicho. Por esse motivo, os fãs de esportes têm mais acesso do que nunca a documentários exclusivos baseados nos seus jogos, atletas e modalidades de eleição.

O explosivo êxito da série Arremesso Final, baseada na carreira do basquetebolista Michael Jordan, inspirou a Netflix a investir ainda mais em conteúdos especialmente dedicados aos fãs de esportes.

Em 2021, o sucesso de Arremesso Final foi repetido por Schumacher, um documentário de Fórmula 1 no topo da nossa lista dos 5 melhores documentários de esportes na Netflix. Se você é fã das grandes emoções da alta competição esportiva, não perca essas 5 produções fantásticas:

Schumacher

os 5 melhores documentários de esportes da NetflixO documentário de Fórmula 1 Schumacher foi um dos mais assistidos da Netflix em 2021. Conta a história detalhada de Michael Schumacher, o piloto alemão que muitos consideram ter sido o melhor da história da modalidade. Mais do que um trabalho cinemático acerca de esportes, Schumacher é um retrato íntimo do grande atleta que competiu pela equipe Ferrari.

Schumacher recorre a dezenas de gravações de arquivo para contar a história de um dos maiores casos de sucesso do esporte do século XX e conta com entrevistas a todas as grandes personalidades que acompanharam Michael Schumacher durante o seu percurso de sucesso. Schumacher foi aclamado pela crítica e descrito como “uma montanha-russa de emoções” que tem tudo para agradar até a quem não se interessa pela Fórmula 1.

Se você aprecia documentários emocionantes acerca de Fórmula 1, não perca também o filme Senna: O Brasileiro, O Herói, O Campeão, originalmente publicado em 2010 e também presente no catálogo de filmes de esporte da Netflix.

Pelé: O Nascimento de uma lenda

Se Ayrton Senna foi o herói trágico da Fórmula 1, Pelé continua sendo o grande “deus” do esporte do Brasil. Mais do que um mero atleta, Pelé é um ícone mundial que representa o amor incondicional que o povo brasileiro tem pelo futebol.

Em 2016, os realizadores Jeff e Michael Zimbalist decidiram fazer um filme documental retratando o percurso de Pelé desde o momento em que ele deixou a favela até ao ponto em que liderou a seleção do Brasil à conquista de uma Copa do Mundo aos 17 anos! O documentário, intitulado Pelé: O Nascimento de uma Lenda, se encontra disponível na Netflix Brasil.

Pelé: O Nascimento de uma Lenda conta com entrevistas e atuações de grandes personalidades brasileiras como o ator Rodrigo Santoro, o músico Seu Jorge, ou o narrador Phil Miler. Aclamado pela crítica, este filme documental altamente ficcionalizado serve de testemunho para a importância que Pelé teve não só no mundo do futebol, mas em toda a cultura brasileira.

All In: The Poker Movie

os 5 melhores documentários de esportes da NetflixO documentário All In: The Poker Movie nunca foi lançado no Brasil, mas pode ser visualizado (com legendas) através da Netfix. Habitualmente descrito como um dos melhores documentários de poker de sempre, este filme de 2009 analisa como o poker cresceu em popularidade durante o século XXI e traça uma comparação muito interessante entre as noções básicas do poker e o ideal de ‘American Dream’.

O poker já é um dos esportes mais populares do Brasil, principalmente entre os mais jovens, mas All In: The Poker Movie tem tudo para agradar mesmo a quem não gosta de jogar poker. É um documentário bem light e com muito sentido de humor para fãs de todas as idades.

Se você está interessado em aprender mais sobre o jogo, existem sites de Poker que podem ajudá-lo a começar a jogar com blogs informativos. No Brasil existe uma grande comunidade de jogadores profissionais de poker que já conquistou 10 braceletes da WSOP (prêmio equivalente à Copa do Mundo).

Anelka – O incompreendido

Se você gosta de futebol europeu, Anelka – O incompreendido é um documentário obrigatório. Lançado na Netflix em 2020, Anelka – O incompreendido conta a história do atacante francês Nicolas Anelka, que marcou uma época no futebol inglês, fracassou ao serviço do Real Madrid, e terminou a carreira de forma inglória numa equipe de futebol da Índia! É um documentário envolvente que mostra o outro lado de um atleta que muitos consideravam ser tão genial quanto arrogante. Conta com entrevistas de Roberto Carlos, Olivier Dacourt, Roman Abramovich e outras grandes personalidades do futebol.

Ícaro

os 5 melhores documentários de esportes da NetflixPara algo diferente, porque não consultar o documentário Ícaro? Lançado em 2017 e altamente aclamado pela crítica, este filme conta a história triste de como a equipe olímpica da Rússia foi manipulada por um cientista local que tentou condicionar o desempenho dos seus atletas de forma ilegal e imoral.

Mais do que um documentário sobre esportes, Ícaro é uma história real inacreditável que muitas vezes se confunde com um filme de espiões do período da Guerra Fria. Ao contrário dos outros documentários em nossa lista, Ícaro se limita a explorar o lado negro dos esportes—e tudo aquilo que isso possa envolver.