Home Artigos Flamengo se fortalece nas redes sociais para se aproximar ainda mais de...

Flamengo se fortalece nas redes sociais para se aproximar ainda mais de seus torcedores no Brasil e no mundo

242
Flamengo se fortalece nas redes sociais para se aproximar ainda mais de seus torcedores no Brasil e no mundo
Flamengo lidera engajamento nas plataformas de redes sociais no Brasil

Nos dias atuais, clubes do mundo todo, e aqui estamos falando dos mais riscos, buscam formas de amenizar os danos financeiros causados pela falta de torcedores nos estádios durante a pandemia causada pelo coronavírus. No Brasil, isso não é diferente pois mesmo o Flamengo, bicampeão do Campeonato Brasileiro (2019/2010) sofre com a ausência de sua torcida nos estádios, e a fuga de patrocínios do mercado publicitário.
……
Ao lado d Palmeiras, o Flamengo se tornou o clube brasileiro com mais receita de patrocinadores, entre eles existe o site de aposta Sportsbet.io parceiro e patrocinador oficial do clube, mostrando a força a evolução no mercado de apostas esportivas online.
……
Diante desse cenário não dá para desconsiderar a força das redes sociais (YouTube, Twitter, Instagram, Facebook, Tik Tok ou Twitch) nos dias de hoje. Pensando em expandir sua comunicação, clubes brasileiros se aproximam cada vez mais de seus torcedores em uma interação mais imediata e eficaz.
……
Um levantamento realizado recentemente pelo site espanhol “Deportes e Finanzas”, especializado em marketing esportivo, oito equipes do futebol nacional se destacaram no setor entre elas está o próprio Flamengo, o clube brasileiro é líder quando se fala em interação por meio das plataformas multimídias.
……
De janeiro a junho de 2021, o Flamengo teve um crescimento exponencial sobre os concorrentes diretos (clubes paulistas). O time carioca foi dos 37 aos 40 milhões de inscritos e abriu ainda mais a vantagem em relação a Corinthians, São Paulo e Palmeiras no período.
……
Muito desse crescimento se deve pelo fato do bom desempenho do clube nas últimas competições que disputou e títulos conquistados.
……
Veja abaixo algumas métricas:
……
Ranking de interação dos clubes em seguidores (Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e TikTok):
……
1 – Flamengo – 40.097.367 milhões
2 – Corinthians – 25.618.341 milhões
3 – São Paulo – 17.077.836 milhões
4 – Palmeiras – 13.563.331 milhões
5 – Santos – 9.475.381 milhões
6 – Grêmio – 9.315.027 milhões
7 – Vasco – 8.209.875 milhões
8 – Atlético-MG – 7.800.023 milhões
9 – Cruzeiro – 7.597.690 milhões
10 – Internacional – 6.403.319 milhões
……
Flamengo no YouTube em 2021
Total de seguidores (em maio/21): 6,1 milhões de seguidores
Crescimento líquido no período: 3.687.097 milhões
Crescimento percentual (referência ano anterior/2020): 75%
Views no Período: 550 milhões
Vídeos produzidos no Período: 960
……
Destaque
Já na rede de vídeos curtos TikTok, que ganhou muito espaço no Brasil a partir de 2019, teve uma atenção especial do departamento de marketing do Flamengo, com isso o time também ganhou muito espaço e já aparece entre os dez que possuem mais seguidores (2,8 milhões). Clubes como Corinthians e Palmeiras já se destacam na plataforma de vídeos principalmente pela interatividade de seus jovens jogadores. Outro ponto relevante é o Sport, único clube do nordeste presente no levantamento feito pelo grupo espanhol.
……
No Instagram, o Flamengo também vai muito bem que quesito engajamento social, o time tem atualmente mais de 10 milhões de seguidores, lidera o ranking. Outras equipes do futebol sul-americano são representadas no levantamento. Boca Juniors e River Plate são as figuras argentinas no estudo.
……
Em números gerais, a rede social com mais interações entre torcedores e o Flamengo é o Instagram, com 61,3M contra 7,49M no Twitter e 4,68M no Facebook. No geral, o time carioca contabilizou 88,81M de engajamento, considerando as principais redes sociais da internet citadas anteriormente.